MANHUAÇU – Segurança pública na comunidade, especialmente nesta proximidade de safra, foi tema principal da reunião da Associação dos Agricultores Familiares do Córrego das Nascentes, realizada na noite de quinta-feira, 07/03. Com expressiva participação de moradores, o encontro foi conduzido pela presidente Sandra Cerqueira, chefe de gabinete do Município, a partir das 19h. Também em destaque o recolhimento de lixo, entre outras questões relacionadas ao bem-estar dos moradores.
Na reunião, presentes o diretor do SAMAL, Romilson Barrozo, e de representantes da patrulha rural do 11º BPM, sargento Clédisson e soldado Mariane.
SEGURANÇA PÚBLICA
Praticamente todos os moradores do córrego das Nascentes são cafeicultores, e, em sua grande maioria, da agricultura familiar. Com a aproximação do período de colheita, a população teme ações de marginais envolvendo furtos e assaltos.
Sobre esta demanda, os militares mencionaram inovações nos trabalhos de policiamento como o reforço do efetivo noturno, a partir de operações planejadas e conjuntas entre a Patrulha Rural e o Copom.
Eles também ressaltaram a importância da participação da população para que ações preventivas sejam bem sucedidas.
Gestos simples como informar a PM sobre a circulação de pessoas sem vínculo com a comunidade e outras atitudes ajudam a reduzir a ocorrência de crimes. Os telefones para contato e apresentação de denúncias, anônimas ou não, são o 181, 190 e o 33 3339 6733 (COPOM).
A soldado Mariane explanou também sobre segurança pessoal e o bloqueio de aparelhos celulares com o código IMEI (Identificação Internacional de Equipamento Móvel). O IMEI pode ser encontrado na caixa do aparelho, no espaço destinado à bateria ou digitando *#06# no celular. Todo telefone habilitado tem seu IMEI registrado Registro de Identidade de Equipamentos.
Quando um IMEI é bloqueado, as funções que dependem da operadora como, ligações e conexão com a internet ficam indisponíveis.
COLETA DE LIXO
O diretor do SAMAL, Romilson Barrozo, destacou a atenção da Administração Municipal com o recolhimento do lixo nas comunidades. No córrego das Nascentes, ele relatou as datas, locais e procedimentos para a coleta do material descartado. Além disto, Romilson explanou sobre os tipos de lixo normalmente produzidos em residências e propriedades rurais. Na ocasião, ele esclareceu sobre a forma correta de descarte.
MELHORIAS
Outras questões também integraram a pauta, como informações sobre a aquisição de fossas sépticas, preparativos para a eleição da entidade, cadastramento de novos membros e a necessidade da prestação de serviços de monitora no ônibus escolar que atende a comunidade.
A presidente Sandra Cerqueira relatou que já está sendo realizada a limpeza das caixas de contenção nas estradas, por parte da Secretaria de Obras da Prefeitura de Manhuaçu. Ela mencionou que a estrada também será melhorada com a colocação de saibro, desde que solicitado pela comunidade e informado o trecho a ser beneficiado.
Sobre a reforma do ponto de ônibus situado às margens da rodovia, nas proximidades do acesso à comunidade, Sandra disse que já foi feita a solicitação ao DNIT, por meio de ofício. Agora, aguarda-se o atendimento.
A próxima reunião da ASFACNA será no próximo dia 04/04, na residência do Ricardo.
(Secretaria M. de Comunicação Social)