MANHUAÇU – Faleceu no final da manhã de ontem, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Manhuaçu, Lino da Costa e Silva. Ele estava internado no Hospital César Leite.
Produtor rural, Lino da Costa e Silva estava no quinto mandato à frente do Sindicato Rural de Manhuaçu. Ele também era vice-presidente da Federação da Agricultura e Abastecimento do Estado de Minas Gerais (FAEMG) no mandato 2018-2020.
Nas duas últimas décadas Lino da Costa e Silva se dedicou inteiramente aos produtores rurais, representados por seu sindicato. Ele foi um dos incentivadores de programas voltados para a capacitação da mão de obra no campo, geração de renda e melhoria das condições de vida na zona rural. Entre suas conquistas, ele trouxe para a região o primeiro laboratório de análise de solos e folhas em 1998, numa parceria com a Emater-MG. Foi um trabalho pioneiro e precursor das mudanças que permitiram a melhoria da qualidade do café da região. Da mesma forma, foi na gestão dele que o Sindicato dos Produtores produziu cerca de quatro milhões de mudas de café de altíssima qualidade e que iniciaram a mudança do parque cafeeiro das Matas de Minas, antecipando as fiscalizações de viveiros de mudas no início dos anos 2000.
Antes de ingressar na gestão do Sindicato, Lino da Costa e Silva foi o 47º presidente da Câmara de Manhuaçu durante o biênio 1985 a 1986. Além disso, ocupou o mandato como vereador no município entre os períodos de 1985 a 1996.
O velório aconteceu na Capela Velório do Hospital César Leite. Às 7h30 de hoje, o féretro seria levado para o distrito de São Sebastião do Sacramento. Às 9h está prevista missa de corpo presente; em seguida está programado o sepultamento no cemitério do distrito.