Magistrado é natural de Manhuaçu, mas fez carreira no poder judiciário do Mato Grosso do Sul
DA REDAÇÃO – Faleceu no início da noite desta terça-feira (03), vítima de câncer, o desembargador Romero Osme Dias Lopes, corregedor-geral de Justiça. O desembargador nasceu em Manhuaçu, e completaria 70 anos em 7 de novembro deste ano. Romero Osme Dias cumpriu uma longa carreira na magistratura e também atuou como professor universitário. Ele deixa esposa, quatro filhos e cinco netos. O velório foi realizado no Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul. O sepultamento aconteceu na tarde de ontem no cemitério Jardim das Palmeiras, na cidade de Campo Grande (MS).
HISTÓRIA PROFISSIONAL
O magistrado Romero Osme Dias Lopes exerceu o cargo de juiz de direito nas comarcas de Cassilândia, Aquidauana, Paranaíba e Campo Grande, onde também foi juiz diretor do foro, de 1º de outubro de 2001 a 30 de setembro de 2002.
Atuou como diretor de Esporte da Associação dos Magistrados de Mato Grosso do Sul (AMAMSUL), no período de 1989 a 1992; diretor de Comunicação no período de 1993 a 2000, e exerceu também a função de Editor-Chefe do periódico jurídico. Em 14 de setembro de 1993, foi designado Juiz Eleitoral da 36ª Zona.
No Tribunal de Justiça, atuou como juiz auxiliar da Corregedoria de Justiça, por duas vezes, sendo uma com o corregedor-geral desembargador Rêmolo Letteriello e outra com o corregedor-geral desembargador Atapoã da Costa Feliz.
Exerceu a coordenadoria do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul; integrou o Tribunal Regional Eleitoral de 06 de abril de 1995 a 27 de novembro de 1997; fez parte da 1.ª Turma Recursal Mista de Campo Grande, no período de 21-02-2000 a 04-03-2001 e atuou como Desembargador Coordenador da Mediação, no Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJMS.
Pós-graduado em Direito e Antropologia Filosófica pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (UNIDERP), Romero foi Desembargador criminal do TJ/MS e proferiu palestras nos circuitos universitários em congressos jurídicos.
Lecionou na Escola Superior da Magistratura/MS, na Universidade do Estado do Pantanal (UNIDERP) e na Universidade Católica Dom Bosco, na disciplina de Direito Tributário, por aproximadamente 20 anos.
No dia 30 de janeiro de 2017, Romero Osme Dias Lopes tomou posse como corregedor-geral de Justiça.