Categories: Artigo

O futebol brasileiro segue premiando (e empregando) treinadores ultrapassados

A paciência com treinadores novos e com ideias é visivelmente menor em relação aos chamados ‘medalhões’. O motivo, não sabemos. Ou até temos uma noção do que acontece. Mas com certeza passa pelo fato de que os dirigentes sentem medo da cobrança exagerada da torcida. E em alguns casos, próprios jogadores pedem um treinador mais velho, com o estilo de paizão, que passe a mão na cabeça.
Treinadores como Thiago Larghi, Odair Hellmann e Rodrigo Santana são alguns desta nova safra que com certeza já contribuíram para o futebol brasileiro e ainda têm muito a acrescentar. Claro que seus primeiros trabalhos serão marcados por muitos, mas a verdade é que todos precisam de sequência. Cruzeiro com Abel Braga, Palmeiras com Mano Menezes e o São Paulo, até pouco tempo com Cuca, mostram como os clubes preferem o que pode dar resultado por uns meses do que olhar para o futuro e se organizar como um clube que tem ideias e uma proposta de jogo.
O futebol brasileiro é imediatista e aprova o futebol feio, porém eficiente. Muitos concordam, mas uma hora isso muda e aquilo se perde quando enfrenta algum time minimamente organizado. Flamengo, Santos e Athletico são clubes que fugiram do óbvio e pensaram em montar times com ideias e são fiéis a elas. Óbvio que todo processo requer tempo e todo começo é complicado. Porém, são os times que atualmente se destacam no cenário nacional. Ofensividade, qualidade coletiva e organização tanto na defesa quanto no ataque. Clubes que odeiam o jogo feio e evitam o máximo dar chutão pra ganhar jogo. Valorizam o futebol bem jogado e a boa relação de seus goleiros com os pés.
É bonito e importante vê-los jogar para a gente lembrar que nossos jogadores não são extraterrestres e sabem tratar bem a bola. Basta alguém exigir e dar a cada um sua função. Time bem e treinador trabalhando, com tempo para desenvolver suas ideias, é fundamental para o sucesso. Nem sempre o título virá, mas saber que foi feito o máximo para acontecer, vale muito.

Matheus Soares

Diário de Manhuaçu

Recent Posts

OAB-MG, CAAMG E AMAT-MG inauguram sala de apoio à advocacia no Tribunal Regional do Trabalho

O presidente da CAAMG, Gustavo Chalfun, acompanhado pela diretora tesoureira Silvina Mendes e pelo diretor…

8 horas ago

Pesquisa da Fecomércio MG com empresários aponta: dia das mães movimenta 67,5% das empresas do comércio varejista

Celebrado este ano no dia 12 de maio, o Dia das Mães é a segunda…

8 horas ago

Autoridades inauguraram a 89ª ExpoZebu

COLUNA MG Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG www.sindijorimg.com.br Autoridades…

9 horas ago

Jovem tenta entrar com haxixe introduzido no ânus, no presídio de Caratinga

Nesse último sábado(27), uma jovem de 23 anos tentou entrar no presídio de Caratinga, com…

11 horas ago

Acidente com ônibus deixa 4 mortos e 32 feridos na BR-116, em Medina

Um acidente com um ônibus deixou quatro mortos e 32 feridos na noite deste sábado…

13 horas ago

Boletim InfoGripe diz que VSR supera covid-19 em mortes de crianças

Dados são da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) DA REDAÇÃO – A crescente circulação do vírus…

2 dias ago

This website uses cookies.