DA REDAÇÃO – A Polícia Civil de Minas Gerais realizou, na tarde desta quinta-feira (03), a entrega do troféu “O Tira” 2019, que este ano homenageou 31 policiais civis de Minas Gerais. A solenidade aconteceu no Auditório do Detran-MG, em Belo Horizonte, e tem como finalidade homenagear policiais civis pelos relevantes serviços prestados à sociedade mineira. Dentre os agraciados com o troféu, o investigador Ronaldo de Assis Mamédio, lotado em Abre Campo.
O chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, Wagner Pinto de Souza, em sua fala, endossou a importância do trabalho dos servidores para o futuro da instituição. “A Polícia Civil passa por uma fase de transformação, de crescimento, uma fase de busca dos seus objetivos, dos seus direitos, das suas garantias. Para que possamos realmente ocupar o nosso espaço, precisamos de cada um dando a sua parcela de contribuição, cada um fazendo o seu melhor”, declarou, e parabenizou não somente os agraciados: “Esse troféu deveria ser estendido não só aos homenageados, mas a todos os verdadeiros policiais que vestem essa camisa preto e branca, que realmente amam a nossa querida Polícia Civil. Vocês estão de parabéns”, finalizou.
Troféu “O Tira”
O Troféu “O Tira” teve sua institucionalização em 02 de julho de 2002, por meio da publicação no Diário Oficial de Minas Gerais da Resolução nº 6593, da então Secretária de Segurança Pública. O troféu é entregue todos os anos como parte das comemorações do Dia da Polícia Civil. Os agraciados são indicados por suas chefias e escolhidos pelos membros do Conselho Superior da Polícia Civil.
Os agraciados são indicados pelos membros do Conselho da Polícia Civil, em todas as carreiras (Delegado, Escrivão, Investigador, Perito e Médico-Legista). Desde a criação da homenagem, foram agraciados mais de mil policiais.