BELO HORIZONTE – Oficiais dos batalhões de Manhuaçu e Caratinga participaram do 4º Seminário de Tópicos Contemporâneos de Segurança Pública, realizado na Academia de Polícia Militar – Escola de Formação de Oficiais, em Belo Horizonte. O evento contou com a participação de 94 alunos do Curso de Habilitação de Oficias da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.
O Seminário teve por objetivo fazer com que o Futuro Oficial da PM e BM tenha contato mais próximo com os tópicos debatidos, promovendo troca de informações com diversidade de pensamentos.
A solenidade de abertura do evento foi realizada pelo comandante da EFO, tenente-coronel Silvano. O oficial discorreu sobre a importância do militar estar em constante atualização.
A palestra inaugural foi realizada pelo subsecretário de Ensino Superior de MG Márcio Rosa Portes. O professor explanou sobre comportamentos e atitudes do profissional em seu ambiente de trabalho. Também ressaltou a necessidade da agilidade para antecipar soluções, aumentando assim a satisfação da comunidade.
A segunda palestra foi desenvolvida pelo promotor de justiça Daniel Marotta Martinez e pelo capitão PM Isaías, coordenador operacional do GAECO em Uberlândia. O promotor asseverou que as investigações criminais desenvolvidas pela Polícia Militar são legais e encontram respaldo na Constituição Federal, uma vez que a Carta Magna não delega, no âmbito estadual, a exclusividade nas apurações de infrações penais.
A terceira palestra foi apresentada pelo juiz de direito André de Mourão Motta. O palestrante discorreu sobre as competências da Justiça Militar Estadual. Em seguida, o magistrado falou sobre a lei 13.491/17 e seu impacto no artigo 9º do CPM.
Na sequência, o capitão PM Jésus Cássio, 11º BPM/Manhuaçu, abriu a quarta e última palestra do dia. O oficial discursou sobre o processo de implantação e funcionamento do Termo Circunstanciado do Ocorrência no município de Manhuaçu e na área de responsabilidade do Batalhão. A fala do oficial foi bastante elucidativa, a medida que os futuros tenentes lidarão brevemente com o TCO.
Encerrado o ciclo de palestras foi montado a Mesa de Debates com o tema “Considerações e reflexões sobre o desempenho operacional na função de tenente”. A oficina contou com a presença do capitão PM Lobo, da 16ª Cia de Meio Ambiente, da 1º tenente BM Adriana, do 2º tenente PM Bruno do 62º BPM (Caratinga) e do 2º tenente PM Rafael do batalhão ROTAM. Os militares expuseram que os atributos trabalhados na Escola de Formação de Oficiais são vivenciados na prática pelo oficial da PM e BM.
Encerrando as atividades, o comandante do Seminário, aluno PM Delôgo, agradeceu os colaboradores do 4º Seminário de Tópicos Contemporâneos de Segurança Pública fazendo a entrega de um certificado e de uma lembrança pra o padre João Lúcio Benfica, diretor da gráfica e editora O Lutador e ao capitão PM QPR Luiz Rodrigues Rosa, diretor presidente do Sicoob Coopemg.