*Alessandro Carvalho de Sousa
A osteopenia se caracteriza por um desarranjo na microarquitetura do osso, levando a uma diminuição e fragilidade da densidade mineral óssea. Ela vai surgir quando menos de 30% da massa óssea foi perdida.
A osteoporose é um grau mais avançado de perda de massa óssea em relação à osteopenia. Geralmente surge quando 30-40% da massa óssea já foi perdida. É uma doença mais grave, silenciosa e com potenciais riscos de fraturas.
TIPOS
A osteopenia é um estágio anterior à osteoporose. Não é dividida em graus ou subtipos, por isso, A classificação da osteopenia é uma só. Entretanto, a densidade mineral óssea pode ser dividida em três diferentes graus:
⦁ Osso normal
⦁ Osteopenia
⦁ Osteoporose.
CAUSAS
As causas de uma baixa densidade mineral óssea são:
⦁ Baixa ingesta de bebidas lácteas e derivados
⦁ Doenças que levam a uma má absorção das proteínas como diarreias crônicas, alimentação deficiente em proteínas ricas em cálcio e vitamina D na infância/adolescência.
FATORES DE RISCO
⦁ Fatores genéticos: a hereditariedade influencia em cera de 70 % da massa óssea
⦁ Idade da menopausa (menopausa antes dos 40 anos de idade)
⦁ Tabagismo
⦁ História de fraturas (fraturas de baixo impacto)
⦁ Peso corporal (muito baixo ou obeso)
⦁ Uso prolongado de medicamentos a base de corticosteróides
⦁ Atividade física irregular/sedentarismo
⦁ Idade avançada (após menopausa).
SINTOMAS
A osteopenia não apresenta sintomas, é uma doença silenciosa. Pode se apresentar com fratura, dependendo da propensão para baixa massa óssea de cada paciente.
O tratamento se faz através da correção de alguma deficiência dos sais minerais que compõe a matriz óssea, se houver; e, através da mudança dos hábitos de vida do paciente, como dieta e exercícios.
Abandonar os principais fatores de risco como tabagismo e sedentarismo já é um bom começo. Os exercícios mais recomendados são aqueles com um pouco de impacto, como corridas, musculação, caminhadas mais rápidas, dança.
Exercícios na água como natação e hidroginástica não são recomendados, pois não ajudam na mobilização de cálcio e vitamina D para dentro dos ossos.
ALESSANDRO CARVALHO DE SOUSA é Terapeuta Homeopata, CNT 31055/MG, Membro da Loja Maçônica Templários do Oeste, de Divinópolis, MG, Membro Correspondente da Academia Maçônica de Letras do Leste de Minas
ARTIGO
A educação se faz com educação
Ao se observar a história da sociedade é possível perceber que os professores eram considerados como pessoas que detinham o saber e que exerciam sua autoridade junto aos alunos. O professor era um profissional respeitado, admirado pelos pais que passavam essa atitude para seus filhos. Com o passar do tempo, percebe-se que houve uma mudança nessa relação professores alunos, pois os alunos trazem de casa, do convívio familiar, uma realidade diferente.
Observa-se que vem ocorrendo um retrocesso nas relações no ambiente escolar, pois vemos um comprometimento da qualidade do convívio entre professores e alunos, onde são noticiados casos de violência de alunos contra docentes dentro e fora da escola. Ainda há casos, em que os pais se sentem no direito de agredir os professores, alegando a defesa de seus filhos.
É de responsabilidade dos pais promover a educação, preparo moral e ético dos filhos. Ao adentrarem ambiente escolar os filhos devem refletir a educação e formação que receberam em casa, por meio do respeito aos colegas, professores e demais membros da comunidade escolar.
A escola é um local de convivência de indivíduos diferentes entre si, mas deve prevalecer o respeito ao outro, ao diferente. A violência e o desentendimento têm sido uma realidade nas escolas, mas a comunidade do entorno da escola pode contribuir positivamente para que essa realidade mude. É preciso estabelecer um diálogo entre escola e famílias, de modo que os desentendimentos não sejam mais uma constante no ambiente escolar.
Ainda é preciso que haja um investimento nas escolas, de maneira que professores possam se capacitar cada vez mais e que as famílias tenham uma participação mais efetiva na educação dos seus filhos, por meio do diálogo. Escola é lugar de educação, mas seu início se dá em casa.
Diego Rodrigues da Silva:
Pedagogo; Pós-graduado em Educação Especial e Inclusiva.
Cursando 4° Período de Serviço Social na Rede de ensino Doctum de Caratinga.
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