Cidade

Paróquia São José celebra 1º ano em Manhuaçu

MANHUAÇU – A Paróquia de São José comemorou o 1º ano de fundação nesta segunda-feira (18), com a missa celebrada pelo pároco, padre Willis Gama, e a presença de centenas de católicos. A matriz está localizada no bairro Bela Vista, em Manhuaçu, e reúne dezessete comunidades.

Em 2021, por conta das limitações mais rígidas da pandemia, um número mais restrito de pessoas pode participar da cerimônia de instalação da nova paróquia. Nesta segunda, o padre Willis fez a leitura novamente do Decreto, do bispo da Diocese de Caratinga Dom Emanuel Messias, que erigiu a nova paróquia tendo como padroeiro São José.

“Completamos um ano de caminhada de nossa paróquia. Hoje temos muito mais pessoas presentes e é oportuna a leitura desse documento tão significativo”, pontuou durante a celebração festiva.

 

HISTÓRICO

 

Com o raiar das CEBs (Comunidades Eclesiais de Base), na Diocese de Caratinga, bem como na Paróquia São Lourenço, em Manhuaçu, nos idos de 1980, famílias católicas da rua José Perígolo e adjacências, no bairro Lajinha, abraçaram a causa missionária, organizando-se em grupos de reflexão. O movimento foi crescendo e iniciaram-se as celebrações de missas nas casas das famílias.

Com a comunidade crescendo e o surgimento de novos bairros, em 02/10/2015, após empenho de todos na construção de uma igreja para a comunidade, no bairro Bela Vista, nela celebrou-se a Eucaristia pela primeira vez. No ano passado, a nova paróquia foi instalada, sendo confiada ao patrocínio do Pai nutrício de Nosso Senhor Jesus Cristo e Patrono Universal da Igreja, São José.

 

ACOLHIDA

 

Padre Willis refletiu sobre o primeiro ano e o papel da comunidade paroquial. “A paróquia é formada por irmãos, onde cada um está colocando o seu dom a serviço, fazendo o reino de Deus acontecer. Ninguém é mais importante numa paróquia. Nem mesmo o padre. O padre só tem a obrigação de servir primeiro, antes de todos. Mas todos nós, dentro da comunidade, somos responsáveis por ela. A Igreja conta conosco para que através do nosso batismo, possamos dar o melhor de nós, para que todos os irmãos da nossa paróquia se sintam servidos, felizes. É importante sempre que a paroquia seja um lugar de acolhida. Quem vai a uma comunidade paroquial deve sentir-se em casa, deve ser bem acolhido. Somos responsáveis por acolher a todos e a acolhida faz muita diferença”, destacou.

Na mesma celebração, foi apresentada equipe da Pastoral da Acolhida. E foi complementando isso que o sacerdote lembrou o papel da paróquia. “E para que o Bispo criou a paróquia São José de Manhuaçu? Para que pudéssemos de maneira mais próxima, todos nós, fazer com que esse local, esse território, seja o lugar em que as pessoas possam se sentir acolhidas, amadas e respeitadas”.

Sobre o padroeiro, padre Willis reforçou que a trajetória de São José nos mostra que ele foi um homem de ação. Ele lembrou que o padre permanece por alguns anos, mas quem fica mesmo “são os leigos e leigas, pessoas que construíram o passado, estão construindo o presente e construirão o futuro dessa comunidade paroquial. Sirvam com amor sempre. Tudo que forem fazer nessa paróquia, façam com amor, zelo, pois vocês estão cuidando do presente e do futuro dessa comunidade. Sempre façam o melhor que puderem”.

Após a bela celebração de aniversário, a comunidade paroquial participou de momento de partilha.

(Carlos Henrique Cruz, com fotos de Walter Marques/ Waltinho Fotógrafo)

Diário de Manhuaçu

Recent Posts

Censo 2022: população quilombola tem perfil jovem e maioria masculina

Estatísticas específicas sobre sexo e idade foram divulgadas pelo IBGE DA REDAÇÃO - As populações…

2 dias ago

ESP-MG abre inscrições para Especialização em Saúde pública, com foco na saúde prisional

DA REDAÇÃO - Nesta quinta-feira-feira, dia 02 de maio de 2024, a Escola de Saúde…

2 dias ago

Expedição no Leste de Minas visita produtores de Conilon

DA REDAÇÃO - Produtores rurais dos municípios de Ipanema, Pocrane e Taparuba receberam a visita…

2 dias ago

Rumo à proteção digital: o avanço das ameaças cibernéticas

*Ana Albuquerque Recentemente, o mundo testemunhou um avassalador ataque hacker que, praticamente, levou o sistema…

2 dias ago

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br Amans prepara o fim de mandato O ano de 2024 deverá ser de trabalho…

2 dias ago

Cachaça mineira terá centro de referência

COLUNA MG Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG www.sindijorimg.com.br Cachaça…

2 dias ago

This website uses cookies.