Artigo

As Responsabilidades de Um Líder

Em todas as organizações, grupos, ou instituições, as posições de liderança são sempre almejadas pela maioria das pessoas. Todos querem liderar, querem ter autoridade sobre os outros, e fazer as coisas conforme as suas vontades e desejos, desfrutando dos prazeres provenientes de sua posição de liderança. Mas, quantas dessas pessoas que almejam a liderança estão realmente capacitadas para assumir tal posição?

Como todos sabemos, a posição de liderança não se resume a mandos e desmandos que visam satisfazer a vontade do líder em detrimento do bem estar do grupo, as posições de liderança trazem consigo enormes responsabilidades, responsabilidades essas que muitos ignoram ou não são capazes de assumir, e isso tem feito com que muitos grupos e organizações sofram por causa da incapacidade do líder que os lidera.

O líder de qualquer grupo é aquele que tem o papel de guia, é quem tem a responsabilidade de dar a direção e guiar o grupo no caminho correto quando o grupo se vê perdido, com dúvidas sobre qual direção seguir, ou sobre o que fazer. Para isso, é esperado que o líder tenha um conhecimento superior a de seus liderados. É preciso que o líder tenha uma compreensão mais clara e correta sobre o caminho pelo qual devam seguir, sendo muito útil que o mesmo tenha capacidade de “enxergar mais longe”, e de poder notar aquilo que pode passar despercebido pelo grupo liderado, de maneira a estar sempre preparado para protegê-lo e instruí-lo em tudo o que for preciso, de maneira que seus liderados não possam ser pegos de surpresa pelas coisas que possam vir acontecer. Dessa forma, faz-se necessário que o líder seja, no mínimo, um pouco mais preparado que seus liderados, que ele seja mais capacitado e experimentado em ideias e situações que, normalmente, poderiam fugir da capacidade de resolução das pessoas que ele guiará.

Além de estarem, ou serem, mais bem preparados que os seus liderados, uma característica que faz de uma pessoa um bom líder é a sua entrega pelo seu grupo, e pelos ideais que o mesmo busca, de forma que o líder não busque fazer uso de seus liderados para atingir suas vontades particulares, mas que se doa, de corpo e alma, na tentativa de fazer aquilo que for o melhor para o grupo sobre sua responsabilidade, e é essa característica a essência de um bom líder, mas, infelizmente, não é isso que vemos em nosso país, principalmente, quando se trata de lideranças políticas.

O que vemos atualmente em nosso país, e no mundo, em todas as esferas do sistema político, são pessoas que buscam e anseiam posições de líderes em suas cidades, estados, e país, mas que são completamente despreparados para as posições que anseiam e, como consequência, fazem com que todos os seus liderados sofram com suas escolhas e desgovernos, pois invertem as posições, e querem, a todo custo, serem servidos pelo povo, no lugar de servirem da melhor forma possível os seus liderados, que os escolheu como representantes e guias.

Assim, o mundo atual e, principalmente, nossas cidades, estados, e país, carecem de bons líderes e de boas lideranças, lideranças que não visam tão somente suas vontades e desejos individuais, mas que são movidos por ideais mais elevados, que levarão ao bem estar do grupo como um todo. Somente dessa maneira podemos esperar que, em algum dia muito distante, as coisas comecem realmente a melhorar…

 

Wanderson R. Monteiro

Formado em Teologia, coautor de 4 livros e vencedor de três prémios literários.

(dudu.slimpac2017@hotmail.com)

(São Sebastião do Anta – MG)

Diário de Manhuaçu

Recent Posts

Boletim InfoGripe diz que VSR supera covid-19 em mortes de crianças

Dados são da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) DA REDAÇÃO – A crescente circulação do vírus…

2 dias ago

Número de estudantes mineiros em cursos técnicos nas escolas estaduais cresce 470% em 5 anos

Mais de 70 mil estudantes estão em cursos profissionalizantes oferecidos nas instituições do estado para…

2 dias ago

O crescente problema da automedicação e suas consequências para a saúde

A automedicação, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), consiste no uso de medicamentos por…

2 dias ago

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br Lagos em área de interesse turístico Na semana que passou estiveram reunidos na Assembleia…

2 dias ago

EcoRioMinas recupera rodovias

COLUNA MG Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG www.sindijorimg.com.br EcoRioMinas…

2 dias ago

Morre Anderson Leonardo do grupo Molejo, aos 51 anos

Anderson Leonardo, do Molejo, morreu nesta sexta (26), aos 51 anos, em decorrência de um…

3 dias ago

This website uses cookies.