Até esta quarta-feira (21) foram recebidas 562 notificações, sendo confirmados 99 casos de dengue e 07 de chikungunya
MANHUAÇU – A Prefeitura de Manhuaçu publicou, na tarde desta quarta-feira (21), um decreto de situação de emergência por conta do surto de arboviroses no município. Até esta quarta-feira foram recebidas 562 notificações, sendo confirmados 99 casos de dengue e 07 de chikungunya.
O decreto de nº 31 de 21 de fevereiro de 2023, estabelece o estado de emergência em saúde pública pelo período de 180 dias, autorizando a adoção de todas as medidas administrativas e assistenciais necessárias à contenção do surto. “Desde o anúncio do aumento dos casos de Dengue em Minas Gerais, nós passamos a planejar e providenciar os insumos necessários para contermos a doença, como medicamentos, materiais de hidratação e inseticida. Este decreto vem para ampliar os nossos esforços para evitarmos óbitos em nosso município”, detalha Ana Lígia de Assis Garcia, Secretária de Saúde.
O setor de Vigilância Ambiental do município, responsável pelas ações de combate a arboviroses, intensificou os trabalhos de combate ao Aedes aegypti, como explica o coordenador do setor, Leonardo Mota de Sales. “Nossos agentes estão trabalhando exaustivamente, fazendo visitas e vistorias, além de já termos iniciado o trabalho de aplicação do UBV, conhecido pela população como fumacê, em áreas com grande número de notificações. Mas o que mais necessitamos neste momento é a colaboração da população, ao não deixar água parada, eliminando os focos do mosquito em suas casas”. Além das ações de combate, também estão sendo veiculadas campanhas em redes sociais, rádio e outdoor, com o objetivo de alertar, instruir e chamar a população para essa responsabilidade.
Ainda nesta semana, a Prefeitura de Manhuaçu irá divulgar a lista dos postos de saúde que terão o horário estendido para atendimento à população.
SECOM – Prefeitura de Manhuaçu