MANHUAÇU– A Prefeitura de Manhuaçu, por meio da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, esclarece a situação do casal em situação de rua, que estava próximo à rua Desembargador Alonso Starling, na região central do município. Nesta segunda-feira (11), com o apoio do SAMAL e da Polícia Militar, foi realizada limpeza do local.
Depois das duas primeiras tentativas sem sucesso, o casal em situação de rua foi abordado e informado de que seria retirada toda a quantidade de lixo e entulho que estavam acumulando num muro e na calçada da via pública.
O casal é formado por uma mulher que é do Rio de Janeiro e um rapaz de Reduto. A Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social ofereceu passagens para que retornem para suas cidades ou mesmo a opção de irem para o albergue municipal. Eles recusaram as duas opções e informaram que irão permanecer nas ruas.
“Outras abordagens haviam acontecido, mas sempre reagiram com ameaças e agressões verbais à equipe, necessitando a presença da Polícia Militar. Infelizmente, na intenção de ajudar, várias pessoas estavam fornecendo alimentos e cobertores, o que só ampliou o desejo de permanência deles neste local. Como a questão envolve saúde pública, foram adotadas as medidas para limpar o local”, informou a assessoria de comunicação.
A Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social informou ainda que a ação integrada foi solicitada com base em reclamações/solicitações de empresários e moradores da região.
“Em todos os casos, os cidadãos reclamavam que o casal estava vivendo na calçada, portando vários materiais (lixo) e que urinam e defecam no local, causando mau cheiro. O caso segue acompanhado pela equipe da secretaria, que, no entanto, respeita o direito de livre circulação do casal”, conclui a assessoria de comunicação.
Informações: Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu