Categories: Esportes

Projeto TEAR participa de competição no Rio de Janeiro

Atletas competiram ao lado de medalhista olímpico. Outra atividade foi a participação no curso de arbitragem

DA REDAÇÃO – Os atletas do Projeto TEAR (Tiro Esportivo Adaptado de Rendimento) participaram de 23 a 25 de novembro, de competição no Rio de Janeiro, onde conquistaram bons resultados. Eles competiram ao lado de Felipe Wu, medalhista olímpico, e um dos atletas ainda participou de curso de arbitragem.

Atletas do Projeto TEAR

O atleta e coordenador do TEAR, Wilson Ferreira de Moura, falou sobre a competição. “RIO 2016 – Essa foi a principal marca deixada pelas Olimpíadas realizada no Rio de Janeiro no ano de 2016. O Centro Olímpico de Deodoro/RJ foi palco de uma conquista que todos os brasileiros acompanharam de perto: a Medalha de Prata de Felipe Wu no Tiro Esportivo (Pistola de Ar). Atirar ao lado de Felipe Wu! De um medalhista olímpico! Atirar no mesmo estande que atletas internacionais atiraram! Subir no mesmo pódio que os atletas subiram! Conquistar a mesma medalha que eles erguem no peito! Esses são alguns de muitos sonhos dos atletas do tiro esportivo no Brasil”, disse Moura.

Mas para os atletas do Projeto TEAR, desenvolvido pelo Clube de Tiro Guardiões do Caparaó, estes sonhos foram realizados. “No palco olímpico, ao lado das estrelas nacionais e internacionais do tiro esportivo, os atletas do Projeto foram Campeões Brasileiros e trouxeram em suas bagagens várias medalhas e pódio, além da quebra de Records e de uma convocação para a Seleção Brasileira de Tiro Esportivo”, complementa Moura.

O atleta e coordenador do TEAR Wilson Ferreira de Moura

RIFLE INTERNACIONAL

O atleta Alessandro Trevizano, de Ponte Nova, sagrou-se campeão brasileiro por equipe nas modalidades WRABF Springer e WRABF Light Varmint e vice-campeão brasileiro individual na modalidade WRABF Light Varmint, além de mais quatro medalhas, totalizando seis pódios.

Alessandro iniciou no Tiro Esportivo na modalidade de base de Carabina Mira Aberta de Ar, entrou para o Clube de Tiro Guardiões do Caparaó em 2016 e hoje, com a qualidade e dedicação dos seus treinos, conseguiu bater inúmeros recordes no Campeonato Brasileiro, garantindo uma vaga na Seleção Brasileira de Tiro Esportivo, na equipe que disputará a modalidade de WRABF na Copa do Mundo em 2019, que será realizada na África do Sul.

OURO NA COPA BRASIL

Uma das melhores atletas do Projeto TEAR: Brenda Pereira, subiu ao mais alto lugar do pódio na Copa Brasil de Tiro Esportivo. Conquistou o ouro na Copa do Brasil, na modalidade Carabina de Ar Olímpica e a medalha de prata no Campeonato Brasileiro.

Brenda tem apenas 14 anos e já disputa provas com pontuações elevadas. Ela é filha do atirador Luciano Pereira e Elizângela Pereira, morador do distrito de Sacramento, zona rural de Manhuaçu. Para conquistar os pódios, Brenda concilia os estudos, os treinos e os afazeres da propriedade rural de seus pais.

A família toda, além de cuidar da roça, também treina e, junta, sobe aos pódios e traz medalhas para nossa região.

Eles começaram também na modalidade de base – Carabina Mira Aberta de Ar, mas Brenda foi logo despontando e fazendo pontuações tão altas que chamou a atenção do Brasil. Devido a simplicidade da família e as condições financeiras não suportarem a compra de Armas Olímpicas (que são muito caras), dois atiradores renomados deixaram com ela, emprestado, uma Pistola Olímpica de Ar e uma Carabina Olímpica de Ar, sendo que ela não deixou a desejar e foi logo fazendo bonito: conquistando Ouro e Prata na Final do Campeonato Brasileiro”.

ARBITRAGEM

Paralelamente com as competições do Campeonato Brasileiro, a Confederação Brasileira de Tiro Esportivo realizou o Curso Nacional de Árbitro de Provas Olímpicas ISSF. O coordenador do Projeto TEAR e também atleta Wilson Ferreira de Moura participou do curso e concluiu com êxito recebendo a Habilitação para Arbitrar Provas Nacionais e Olímpicas de Tiro Esportivo.

O Curso teve duração de doze semanas e habilita o concluinte a arbitrar provas e compor o quadro de Oficiais de Estande e Júri em provas nacionais e internacionais de Tiro Esportivo, realizadas no Brasil, como as Olimpíadas. O Curso é uma exigência para se habilitar ao Curso Internacional de Árbitro ISSF de Tiro Esportivo, realizado pela ISSF, órgão máximo do Tiro Esportivo no Mundo.

Além do Curso de Árbitro, Wilson fez o balanço de sua atuação na Temporada 2018 das competições de tiro esportivo, sendo que subiu ao pódio nove vezes, recendo três títulos ao final da temporada: vice-campeão mineiro de Pistola de AR, vice-campeão Mineiro de Carabina de Ar e bronze na Carabina Mira Aberta de Ar. O atleta é apoiada pela Prefeitura Municipal de Caratinga, por meio do Bolsa Atleta da Cidade, representando e elevando o nome da cidade nas Competições onde vai.

PROJETO TEAR E COPA DO MUNDO 2019

O Projeto TEAR atende atletas de diversas cidades como Manhuaçu, Caratinga, Tombos, Durandé, Santa Margarida, Porciúncula e Ipatinga. Foi aprovado no Programa Minas Olímpica do Governo do Estado, orçado em aproximadamente R$ 300.000,00, sendo que as temporadas 2019 e 2020 poderá atender até 25 novos atletas.

Está em andamento, por meio da Prefeitura Municipal de Manhuaçu e da Secretaria de Esportes, a ampliação do Estande de Tiro para que o projeto seja desenvolvido e mais atletas possam ser atendidos nas próximas duas temporadas.

Tal espaço é de fundamental importância para o desenvolvimento do projeto, sendo que os atletas deverão potencializar a preparação, pois de Agosto a Setembro de 2019 o Rio de Janeiro será palco da Copa do Mundo de Tiro Esportivo, organizado pela ISSF, onde as modalidade olímpicas de Pistola de Ar e Carabina de AR serão praticadas.

Nesta Copa do Mundo 16 atletas serão convocados para as Olimpíadas de 2020, que será realizada em Tóquio, no Japão.

Concomitante com a Copa do Mundo ISSF, que será realizada no Rio de Janeiro, a Africa do Sul também realizada a Copa do Mundo de Rifle Internacional WRABF, e para esta COPA, o Projeto TEAR já tem um representante convocado para a Seleção Brasileira: Alessandro Trevizano.

Para que o Projeto seja dado início em 2019, há necessidade de apoio por parte das Empresas da Região, por meio da reversão do ICMS devido ao Estado de Minas Gerais. As empresas que tiverem interesse e quiserem participar dessas conquistas, poderão utilizar até 3% do saldo devedor de ICMS de sua empresa em benefício do Projeto. Para maiores informações, os interessados poderão entrar em contato com o Coordenador do Projeto, pelo telefone (31) 97587-8190.

Diário de Manhuaçu

Recent Posts

Homicídios em Lajinha e Manhumirim

LAJINHA/MANHUIRIM – A noite de quinta-feira (2) foi marcada por homicídios em dois municípios da…

16 horas ago

MOTOBOY DO TRÁFICO: Jovem que trabalhava como entregador de supermercado é preso com drogas

DIVINO - Um motoboy de 25 anos foi detido com drogas pela Polícia Militar em…

16 horas ago

Mais de 20,3 milhões de contribuintes já enviaram declaração do IR

Prazo final de entrega é 31 de maio DA REDAÇÃO - Mais de 20,3 milhões…

17 horas ago

Vacinação contra gripe é ampliada para público acima de 6 meses

Medida é para conter casos graves e internações DA REDAÇÃO - O Ministério da Saúde…

17 horas ago

Amans prepara curso para o fim de mandato

COLUNA MG Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG www.sindijorimg.com.br Amans…

18 horas ago

Governo de Minas promove manutenção preventiva e corretiva na malha rodoviária não pavimentada do estado

Os serviços de roçada, patrolamento e encascalhamento já chegaram na Zona da Mata com a…

20 horas ago

This website uses cookies.