Categories: Regional

Regional de Saúde de Manhumirim descentraliza distribuição de soro antiveneno

MANHUMIRIM – Secretários municipais de saúde, coordenadores e servidores da saúde dos municípios da área de abrangência da Regional de Saúde de Manhumirim se reuniram na tarde dessa terça-feira (17), para conhecer o novo fluxo de distribuição de soro antiveneno para os 34 municípios em sua área de jurisdição. A reunião, que aconteceu no auditório da Regional, foi realizada pelo Núcleo de Epidemiologia.

Na ocasião foram apresentados dados de acidentes com animais peçonhentos nos municípios da região, bem como os critérios adotados pelos técnicos da Regional para a escolha das localidades que passam a ser bases de soroterapia e dispensação. “Conforme análise da série histórica criamos o fluxo e distribuímos o soro”, destacou Ernerto Grillo, coordenador de Epidemiologia da Regional de Saúde. Ernesto frisou ainda que a Regional atualizará as informações de estoque de soro nos municípios bases e orientou o estabelecimento de um canal de comunicação entre eles, para que um possa apoiar o outro em caso de baixa no estoque.
Segundo o diretor da Regional de Saúde de Manhumirim, Juliano Estanislau Lacerda, a medida adotada beneficiará o usuário que será assistido em um menor tempo após o acidente, diminuindo possibilidade de sequelas e até mesmo a ocorrência de óbito. “Com essa descentralização acabamos com todo tipo de dispensação fora do horário de expediente da Regional, inclusive para medicamentos e demais insumos, seguindo assim o que está preconizado na nota técnica n° 5/ SES/SUBPAS-SAF-DMAC/2019”, explicou.
Para a secretária municipal de Saúde de Ipanema, Cristiane Lopes Guerra, a descentralização irá favorecer todos os municípios. “Hoje perde se muito tempo com deslocamento e da maneira como foi desenhado irá melhorar e muito o atendimento. Destaco que é importante que haja uma divulgação para sensibilização das pessoas para prevenção de acidentes e mais conscientização”, disse.

O diretor do hospital Municipal de Manhuaçu, Osmar Francisco, também acredita que a descentralização dos soros irá melhorar o atendimento aos pacientes. “Acredito que é viável e vamos conseguir atender com mais rapidez. Destaco a importância dos munícipios polos estarem alinhados com as responsabilidades, assim como os municípios que passam a receber o soro desses polos”, acrescentou.
É importante destacar que a partir desta reunião a Regional de Saúde de Manhumirim atenderá solicitações, somente, no horário administrativo, pois a unidade não possui plantões regulamentados.
Cumpre ainda informar que, considerando o caráter ambulatorial do componente estratégico de Assistência Farmacêutica e a via Hospitalar de fornecimento dos medicamentos do Núcleo de Assistência Farmacêutica, as solicitações deverão ser recebidas juntamente com os documentos necessários para avaliadas e aprovação no horário habitual de atendimento, sem necessidade de realizar atendimento fora do fluxo, nos finais de semana, feriados e outras datas em que o ponto facultativo for decretado.
DISTRIBUIÇÃO DOS SOROS
A partir de agora, Manhuaçu passa a fornecer soro antiveneno para os municípios de Abre Campo, Alto Caparaó, Alto Jequitibá, Caputira, Chalé, Durandé, Lajinha, Luisburgo, Manhuaçu, Manhumirim, Martins Soares, Matipó, Mutum, Reduto, Santa Margarida, Santana do Manhuaçu, São João do Manhuaçu e Simonésia.
Já o município de Carangola passa a distribuir para Caiana, Caparaó, Carangola, Divino, Espera Feliz, Faria Lemos, Fervedouro, Orizânia, Pedra Bonita, Pedra Dourada, Tombos.
E o município de Ipanema passa a ser polo das cidades de Conceição de Ipanema, Ipanema, Pocrane, São João do Mantimento e Taparuba.
Assessoria GRS Manhumirim

A partir de agora, Manhuaçu passa a fornecer soro antiveneno para diversos municípios

Diário de Manhuaçu

Recent Posts

Boletim InfoGripe diz que VSR supera covid-19 em mortes de crianças

Dados são da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) DA REDAÇÃO – A crescente circulação do vírus…

13 horas ago

Número de estudantes mineiros em cursos técnicos nas escolas estaduais cresce 470% em 5 anos

Mais de 70 mil estudantes estão em cursos profissionalizantes oferecidos nas instituições do estado para…

13 horas ago

O crescente problema da automedicação e suas consequências para a saúde

A automedicação, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), consiste no uso de medicamentos por…

13 horas ago

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br Lagos em área de interesse turístico Na semana que passou estiveram reunidos na Assembleia…

13 horas ago

EcoRioMinas recupera rodovias

COLUNA MG Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG www.sindijorimg.com.br EcoRioMinas…

19 horas ago

Morre Anderson Leonardo do grupo Molejo, aos 51 anos

Anderson Leonardo, do Molejo, morreu nesta sexta (26), aos 51 anos, em decorrência de um…

1 dia ago

This website uses cookies.