MANHUAÇU – Na abertura da programação de aniversário dos 93 anos da Escola Estadual Monsenhor Gonzalez, ocorrida na manhã de ontem, houve homenagem para a ex-diretora e atual secretária municipal de Educação de Manhuaçu, professora Luizaura Januário de Oliveira Ferreira, além de apresentações dos alunos. Durante toda esta semana, a escola mobilizará todas as turmas do 1º ao 5º ano, do matutino e vespertino, com atividades especiais que relembram a bem-sucedida trajetória do educandário em quase um século de atuação.
Na solenidade desta segunda-feira, o salão da escola ficou lotado com a presença de educandos, funcionários, equipe pedagógica e direção para acolher a visita da homenageada, Luizaura Januário, que exerceu a função de diretora da instituição por doze anos, entre 1999 e 2011. Os alunos entoaram o hino da escola, e, em seguida, houve pronunciamento da diretora Giovanna Mércia e a apresentação de um vídeo especialmente produzido para o evento.
Luizaura foi a primeira diretora da EE Monsenhor Gonzalez eleita pela comunidade escolar, concorrendo à época com outras duas chapas, quando obteve expressiva vitória. Em sua trajetória de trabalho, ela consolidou importantes conquistas que geraram benefícios até mesmo além dos muros do educandário.
Natural do distrito de Pequiá, em Iúna (ES), Luizaura é conhecida por sua atuação como empresária, pedagoga, orientadora educacional, e, atualmente, como secretária municipal de Educação de Manhuaçu.
Bacharel em Direito, ela iniciou seus trabalhos na EE Monsenhor Gonzalez em 1984, como professora de Ensino Religioso. No final do ano de 1999, foi eleita pela comunidade para a direção, tendo como Vice-diretora Almerinda Toledo Ribeiro. As duas profissionais foram reeleitas nas eleições seguintes, por aclamação da comunidade. Em 2011, Luizaura solicita afastamento preliminar, com vistas à aposentadoria.
Entre as principais ações desenvolvidas na direção, destacam-se: a criação da Associação de Pais e Mestres (2000); Propostas para a Câmara Municipal cobrar o respeito à Lei, quanto à proibição de veiculação de propaganda sonora de carro de som e veículos pesados em frente a escola; proposta de manutenção da faixa para pedestre e segurança na entrada e saída dos alunos no trânsito de frente a escola – uma importante referência para a campanha permanente ‘Olho vivo na Faixa’; atendimento odontológico e de saúde, a partir de convênio com a Prefeitura e médicos particulares voluntários; parcerias com 11º BPM, COMSEP, Hemominas, Poder Judiciário e Igrejas, além de positivos projetos com instituições como SESI, SENAR, PROERD e Banco Itaú, entre outras atividades.
Luizaura já foi condecorada com o Título de Cidadã Honorária (2006), por sua luta por um trânsito melhor e a participação ativa na criação da Campanha ‘Olho Vivo na Faixa’, desenvolvida pelo COMSEP e Polícia Militar; Título de Honra ao Mérito também concedido pela Câmara Municipal; 1º lugar regional no Prêmio de ‘Referência em Gestão Escolar’ (2006); Título de ‘Amiga do Transito’ concedido pelo COMSEP, e, em 2008, inicia o Projeto ‘Cantata de Natal, Crianças na Janela’.
Em relação à infraestrutura, a ex-diretora realizou obras como a ampliação do pátio; reforma total da cozinha e banheiro dos professores, funcionários e direção; construção da despensa, depósito e escada lateral; manutenção em telhado; aquisição de ventiladores para todas as salas, conjuntos de carteiras e armários, bebedouro, equipamentos de som e computador para a administração; melhorias no portão principal; entre outras ações.
Na solenidade, as crianças fizeram a leitura resumida da biografia, e, em seguida, a diretora Giovanna Mércia Lopes e a vice-diretora Julita Ribeiro Rodrigues procederam com a entrega de placa comemorativa à homenageada. Na sequência, uma criança entregou uma flor para Luizaura.
(Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Manhuaçu)