Nacional

Setembro Amarelo: PCMG realiza ações durante o mês

DA REDAÇÃO – Em atenção ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) irá promover ações durante todo o mês em apoio à campanha Setembro Amarelo. O objetivo é conscientizar sobre a importância da abordagem do tema, bem como contribuir para a promoção da saúde mental dos servidores e para a prevenção e atenção integral relacionadas ao suicídio.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), uma pessoa tira a própria vida a cada 40 segundos. Por ano, mais de 1 milhão de suicídios acontecem no mundo. Com isso, a PCMG busca alertar e conscientizar o público sobre a questão.

O chefe da PCMG, delegado-geral Wagner Pinto, destaca a importância de disseminar informações para prevenção do suicídio. “O Setembro Amarelo é um mês voltado para alertar as pessoas sobre o tema. Nós queremos amparar os servidores que passam por momentos difíceis. Sabemos da dificuldade do trabalho no dia a dia, mas a instituição está ao lado do servidor: iremos dar apoio e ampliar as possibilidades para lidar com as dificuldades e, com isso, evitar fins trágicos que os abalos da saúde mental podem provocar”, destaca Wagner Pinto.

A diretora de Recursos Humanos da PCMG, Kelly Regina de Souza Garcia, ressalta que é fundamental promover o diálogo sobre o tema e alertar para que as pessoas busquem ajuda, caso seja necessário. “O suicídio é um fenômeno causado pela combinação de vários fatores, portanto não há explicação reducionista para tal. Contudo, ele pode ser evitado. Identificar rapidamente pessoas sob risco de suicídio é algo que todos podemos e devemos fazer. Para tanto, a informação e o apoio são peças fundamentais na prevenção do suicídio”, frisou Kelly.

 

Ações

No último ano, durante a campanha Setembro Amarelo, a PCMG entrevistou, em 66 unidades policiais, 1.168 servidores sobre o tema sofrimento mental, sendo que 156 tiveram resultados positivos para acometimento psicológico. Esses profissionais foram todos acolhidos no Setor de Serviço Social da Diretoria de Recursos Humanos e encaminhados para os tratamentos necessários.

Este ano, os questionários serão encaminhados às chefias das unidades policiais, que irão distribuir à equipe. A campanha busca ainda informar aos servidores que atuam em todo o estado para conscientização da prevenção do suicídio. Por isso, a PCMG disponibiliza a cartilha em anexo, com o objetivo de divulgar informações sobre a temática, visando a conscientização e a atenção dos servidores.

Além disso, a Polícia Civil irá divulgar mensagens de apoio escritas pelos próprios servidores na intranet da instituição. “O apoio dos colegas é imprescindível. Palavras positivas podem contribuir em momentos difíceis”, destacou Kelly.

Durante este mês, também estão sendo realizadas diversas atividades on-line, como palestras, shows infantis, apresentações musicais, debates, entrevistas e documentários sobre o tema.

Busque ajuda

“Discutir sobre o assunto abre caminhos para outras possibilidades, além de traduzir aos servidores da instituição que eles não estão sozinhos”, destacou a Diretora de Recursos Humanos. Para tanto, servidores da Polícia Civil que precisam de ajuda ou que conhecem algum colega que já teve sentimentos e/ou pensamentos de querer acabar com a própria vida podem procurar a Diretoria de Recursos Humanos, pelos telefones (31) 3330-6312/6318; o Centro de Psicologia do Hospital da Polícia Civil, (31) 99807-9670; o Hospital da Polícia Civil, (31) 3247-8323, ou até mesmo o Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo número 188, este também válido para o público em geral.

Diário de Manhuaçu

Recent Posts

Boletim InfoGripe diz que VSR supera covid-19 em mortes de crianças

Dados são da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) DA REDAÇÃO – A crescente circulação do vírus…

2 dias ago

Número de estudantes mineiros em cursos técnicos nas escolas estaduais cresce 470% em 5 anos

Mais de 70 mil estudantes estão em cursos profissionalizantes oferecidos nas instituições do estado para…

2 dias ago

O crescente problema da automedicação e suas consequências para a saúde

A automedicação, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), consiste no uso de medicamentos por…

2 dias ago

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br Lagos em área de interesse turístico Na semana que passou estiveram reunidos na Assembleia…

2 dias ago

EcoRioMinas recupera rodovias

COLUNA MG Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG www.sindijorimg.com.br EcoRioMinas…

2 dias ago

Morre Anderson Leonardo do grupo Molejo, aos 51 anos

Anderson Leonardo, do Molejo, morreu nesta sexta (26), aos 51 anos, em decorrência de um…

3 dias ago

This website uses cookies.