MANHUAÇU – Com a participação do diretor de Transporte Escolar do Município, Enos Vieira Santana; diretora do STTR/Manhuaçu, Dayse Muniz, e de policiais militares que integram a Patrulha Rural do 11º BPM, a Associação dos Agricultores Familiares do Córrego das Nascentes reuniu-se na noite desta quinta-feira (24).
De acordo com a presidente da entidade, Sandra Cerqueira, chefe de gabinete do Município, em pauta as inovações no transporte escolar, manutenção de estradas, segurança pública e os esforços para instalação de fossas sépticas, entre outros assuntos.
Transporte Escolar
Neste ano letivo de 2019, o transporte escolar apresenta novas diretrizes. O diretor de Transporte Escolar da Secretaria de Educação da Prefeitura de Manhuaçu, Enos Vieira Santana, falou sobre estas mudanças. Entre elas, a fiscalização de todos os veículos por parte da Polícia Militar; a utilização restrita dos veículos somente por parte de quem reside na comunidade rural; a responsabilidade dos pais por eventuais danos causados aos veículos pelos alunos – relacionados ao mau uso (vandalismo) – e a obrigatoriedade da presença de profissional monitor junto com o motorista no ônibus, entre outros pontos.
Segurança pública
Cabo Glaucinei e a soldado Mariane, membros da patrulha rural da Polícia Militar, orientaram sobre os trabalhos realizados pelo 11º BPM para garantir a segurança das famílias rurais, tanto nas residências, quanto nas atividades desempenhadas pela comunidade para a produção cafeeira, o que envolve movimentação financeira e de bens, como o transporte do café colhido.
Os policiais também alertaram quanto às motos com documentação irregular e sem manutenção que transitam pelas comunidades, além do funcionamento da delegacia virtual – que possibilita o registro de ocorrências como danos simples, perdas e acidente de trânsito sem vítima, entre outras. Eles ressaltaram ainda a importância do relato prestado às autoridades, durante o acesso ao serviço virtual.
Melhorias nas estradas e fossas sépticas
A presidente Sandra Cerqueira e o senhor Jésus foram indicados pelos moradores para continuar a representatividade da comunidade junto ao CMDRS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável). Sandra destacou que a Prefeita recebeu o pedido de manutenção das estradas e autorizou a realização dos serviços de patrolamento e limpeza das caixas de contenção, que serão executadas pela Secretaria Municipal de Obras.
O projeto de construção das fossas sépticas na comunidade foi outro ponto debatido. Sandra relatou que o levantamento da demanda foi realizado, mas esta para ser aprovado, pois depende do registro da ata deste ano e da regularização da associação.
Atuação do sindicato e encontros rurais
A diretora do STTR (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais) de Manhuaçu, Dayse Muniz, mencionou as vantagens e benefícios da sindicalização, além de destacar os trabalhos com jovens, mulheres e o público da terceira idade.
Dayse convidou a todos para o Dia de Campo que será realizado em sua propriedade no próximo dia 21 de fevereiro, a partir do meio-dia, na Comunidade Taquara Preta. Outro convite foi para a participação no 16º Encontro da Mulher Rural a ser realizado em Vila de Fátima, no dia 13 de março. No encerramento, houve a leitura de ofícios e correspondências enviadas à entidade.
Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu