MANHUAÇU – A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) lançou na terça-feira (2) a segunda fase do projeto “Plantão Digital”, que levou para o interior do estado a novidade lançada no mês de janeiro, em caráter experimental, na capital mineira. As primeiras cidades do interior a receberem o projeto foram Manhuaçu e Caratinga.
Para o lançamento, as delegacias regionais de Caratinga e Manhuaçu receberam a visita do chefe adjunto da PCMG, delegado-geral Joaquim Francisco Neto e Silva; da superintendente de Investigação e Polícia Judiciária, delegada-geral Ana Cláudia Oliveira Perry; do Chefe do 12º Departamento de Polícia em Ipatinga, delegado-geral Gilberto Simão de Melo; e do coordenador de Sistemas da Superintendência de Informações e Inteligência Policial (SIIP), delegado Breno Azevedo de Carvalho.
Em Manhuaçu, a equipe foi recebida pelo delegado regional Carlos Roberto Souza da Silva. Além de apresentar a nova delegacia, em fase final de reforma, Silva explicou aos conselheiros como se estruturará o trabalho. “A região de Manhuaçu é composta de 24 cidades. Já a região de Caratinga possui 20 cidades. São 44 cidades para as quais será empregado apenas um efetivo no plantão, otimizando nossos recursos humanos”. Ainda segundo o delegado, as ocorrências são processadas no ambiente virtual com a mesma segurança do ambiente físico, com assinaturas digitais e gravações, o que garante maior integridade e maior agilidade ao processo.
Poucos minutos após o lançamento o Plantão Digital em Manhuaçu, ocorreu o primeiro plantão realizado nessa modalidade no interior o Estado, através do delegado Guilherme Mariano Caldeira Coelho e da escrivã Ana Rosa Campos. De acordo com Ana, o sistema está acompanhando a mudança da atualidade. “Agora, no dia a dia, vamos sanar o que estiver com problema e aperfeiçoar algumas técnicas e rotinas de trabalho, pois o novo sistema vai envolver o escrivão, o delgado e o investigador”, afirma.
Em Caratinga, os conselheiros superiores da Polícia Civil foram recebidos pelo delegado regional Ivan Lopes Sales. Após uma reunião com os delegados locais, foi feita uma visita às dependências da Delegacia, incluindo a sede do Plantão Digital. “Trata-se da Polícia Civil se destacando por meio da tecnologia, fazendo flagrante por videoconferência. Dessa forma, nós ganharemos mais servidores no expediente, pois conseguiremos reduzir a quantidade de policiais no plantão”, afirma o Delegado Regional.
Amadurecimento
A superintendente Ana Cláudia Oliveira Perry acredita que a experiência na capital possibilitou o amadurecido do projeto e a sua ampliação para o interior do estado. “Implantamos o projeto em janeiro de 2020 entre as delegacias regionais de Nova Lima e Barreiro e, durante esses quatro meses, trabalhamos tanto a parte operacional como a análise técnica para propiciar um melhor funcionamento desse plantão digital. Hoje a administração superior entende que já temos condições de expandir para o interior, o que ocorreu oportunamente através de um pedido do chefe de departamento de Ipatinga”, explica.
Para o chefe adjunto da PCMG, o projeto é relevante na medida em que evita o deslocamento de vítimas, testemunhas e policiais para o encerramento de uma ocorrência policial em outra cidade. “É necessário que a Polícia abrace a evolução tecnológica, considere isso no seu trabalho, a fim de que os serviços da Polícia Judiciária sejam melhores prestados à comunidade. É uma alegria estarmos aqui e termos implantado em Manhuaçu e Caratinga o Plantão Digital”.
Outras duas cidades vão receber na próxima semana o Plantão Digital: Lavras e Varginha.
A ferramenta
O Plantão Digital possibilita a realização de autos de prisão em flagrante por meio de videoconferências entre os policiais e envolvidos em ocorrências criminais, possibilitando assim maior rapidez dos procedimentos, ausência de deslocamento e economia para o Estado.
Desde a inauguração em Belo Horizonte e Nova Lima, o projeto piloto foi regulamentado pela Resolução 8.132, assinada pelo Chefe da Polícia Civil, que autoriza as delegacias a implantarem o recebimento do flagrante por videoconferência, utilizando os meios que estiverem disponíveis.
O projeto é um dos prioritários para a PCMG e é acompanhado, mensalmente, pelo Governador Romeu Zema.