Categories: Cidade

I Fórum sobre Educação Inclusiva é realizado em Manhuaçu

MANHUAÇU – Realizado na manhã desta quinta-feira, (30/08), o I Fórum sobre Educação Inclusiva em Manhuaçu, com grandiosa participação de educadores e do público em geral. Promovido pelo CME (Conselho Municipal de Educação), com total apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, e em parceria com a SRE (Superintendência Regional de Ensino), Poder Legislativo e escolas públicas e privadas, o encontro contou com a presença de especialistas que trouxeram novos conhecimentos e positivas trocas de experiências entre os participantes.

Na parte da manhã, a Mesa Diretora que abriu a solenidade foi composta pela presidente do CME, Celeste Maria Fraga de Oliveira; secretária municipal de Educação, Luizaura Januário; diretora municipal de Educação, Dilma Resende; vereador professor Giovanni Mageste; chefe de gabinete, Sandra Cerqueira (representante da prefeita); representante da Superintendência Regional de Ensino, Edjane Fernandes, e secretárias municipais Cristina Miranda (Administração), Dra. Karina Gama dos Santos Sales (Saúde) e Giuzaina Celeste Gregório (Trabalho e Desenvolvimento Social).

Realizado no anfiteatro Vereador Camillo Felipe Nacif, na Câmara Municipal, o evento foi abrilhantado pelas apresentações dos alunos da Escola Estadual Pearl White Slaib Fadlalla, APAE e do Colégio América. A professora de Música, Márcia de Souza Lacerda, também apresentou seleto repertório ao teclado. Por se tratar de encontro que busca fortalecer a proposta de inclusão, foi convidada a Intérprete de Libras, Tayanna Rhodes, para conduzir a comunicação com a linguagem de sinais.

Após os pronunciamentos, foi organizada Mesa Redonda com os especialistas: médico neurologista Reinaldo Regis Silva, médico psiquiatra infantil Vinícius Nunes de Souza, e psicóloga e neuropsicóloga clínica Maria Regina Soares Silva. A mediadora foi a presidente do Conselho, Celeste Fraga.

Também presentes conselheiros tutelares e do CME; presidente da APAE/ Manhuaçu, Xerxes Farini; Cleide (representante da Promotoria de Justiça); coordenadora de Atenção à Saúde Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Marizy Vasconcelos; coordenadora do Programa AABB Comunidade, Vera Lúcia Domingues, e a ex-presidente do CME, Zandra da Fátima Lopes da Rocha.

Após almoço servido aos participantes na Escola Municipal São Vicente de Paulo, a programação teve continuidade com as palestras: ‘Desafios da inclusão: a escola como lugar da diversidade’, ministrada por Oziel Mendes de Paiva Júnior (mestre em Gestão e Avaliação da Escola Pública pela UFJF/MG), e ‘O que traz quem recebemos na escola: um olhar além das aparências’, apresentada pela orientadora educacional Maria Virgínia de Carvalho Sales (psicopedagoga e neuropsicopedagoga clínica pelo CENSUPEG). A superintendente Regional de Ensino, Vitória Magalhães, e o vereador Vantuil Martins estiveram presentes.

 

Os participantes dirigiram perguntas aos palestrantes, e, no final do evento, foram colhidas propostas e sugestões sobre novos projetos e políticas públicas para o setor.

A seguir, os conselheiros do CME fizeram homenagem surpresa à presidente Celeste Fraga, com leitura de mensagem e caloroso abraço, marcando de forma especial a consolidação dos trabalhos da atual gestão do conselho que, pelo prazo regimental, conclui suas atividades neste final de mês. Agora, a entidade preparará nova formação de seu quadro de componentes e diretoria.

Um café da tarde foi servido aos convidados no encerramento do fórum.

 

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Diário de Manhuaçu

Recent Posts

Boletim InfoGripe diz que VSR supera covid-19 em mortes de crianças

Dados são da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) DA REDAÇÃO – A crescente circulação do vírus…

1 dia ago

Número de estudantes mineiros em cursos técnicos nas escolas estaduais cresce 470% em 5 anos

Mais de 70 mil estudantes estão em cursos profissionalizantes oferecidos nas instituições do estado para…

1 dia ago

O crescente problema da automedicação e suas consequências para a saúde

A automedicação, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), consiste no uso de medicamentos por…

1 dia ago

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br Lagos em área de interesse turístico Na semana que passou estiveram reunidos na Assembleia…

1 dia ago

EcoRioMinas recupera rodovias

COLUNA MG Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG www.sindijorimg.com.br EcoRioMinas…

1 dia ago

Morre Anderson Leonardo do grupo Molejo, aos 51 anos

Anderson Leonardo, do Molejo, morreu nesta sexta (26), aos 51 anos, em decorrência de um…

2 dias ago

This website uses cookies.