Minas

Mais de mil fazendas de café são certificadas pelo IMA

Grão é principal cultura exportada por Minas Gerais; história e tradição podem ser fortes aliadas para a economia mineira

 

DA REDAÇÃO – Nas fazendas de café em Minas Gerais, a antiga e popular prática de escambo entre sacas do grão para compra de outros produtos, ou até mesmo fechamento de grandes negócios, não deixa de ser um termômetro para mostrar a integridade e o valor que o produto representa – seja econômica, social ou historicamente – para produtores, consumidores e apreciadores da bebida.

Minas Gerais é, hoje, o maior produtor de café do Brasil, responsável por mais de 50% da safra nacional. No total, o estado tem uma área cultivada de 1,2 milhão de hectares. Para contribuir com os desafios deste setor, políticas públicas se mostram fundamentais para o estímulo à competitividade do café mineiro nos mercados nacional e internacional, além da permanência do produto como forte gerador de emprego e renda.

A riqueza do café fez com que, há mais de uma década, fossem iniciados os trabalhos do Programa Certifica Minas. O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), é o órgão certificador oficial, responsável pelas auditorias e emissão do documento, além da autorização do uso dos selos. Já a Emater-MG orienta os produtores e indústrias sobre as adequações de produção necessárias. E, a Epamig, contribui no direcionamento de pesquisas e estudos para monitoramento, avaliação e aprimoramento do processo de certificação.

Com o Programa Certifica Minas várias conquistas são alcançadas por cafeicultores certificados e profissionais do setor, contribuindo para ótimos resultados para a receita do estado. Inclusive, no ano passado, Minas Gerais exportou 2.314,6 milhões de toneladas de café, movimentando US$ 315,6 milhões, tendo como principais destinos os Estados Unidos e a Alemanha. Com o selo do IMA, o café mineiro chama a atenção do consumidor nas gôndolas mineiras, conquista todo o Brasil e viaja o mundo inteiro.

AUDITORIAS

Novo balanço divulgado pela Gerência de Certificação do IMA informa que foram emitidos, no ano passado, 1.123 certificados para propriedades cafeeiras. Isso significa que o instituto realizou as auditorias nestas plantações de café, verificando, entre outros pontos, a procedência da muda, as condições sanitárias adequadas, a fertilização do solo, a área de cultivo, o manejo das pragas e doenças, a irrigação, a instalação e o armazenamento do produto. E, ainda, a gestão do processo produtivo, as boas práticas agrícolas, a responsabilidade social e a sustentabilidade ambiental e econômica.

Gerente de Certificação do IMA, o engenheiro agrônomo Rogério Fernandes comemora os novos selos de café e a confiança dos produtores no trabalho dos auditores e técnicos do estado.

“Os resultados não poderiam ser diferentes, já que a parceria entre IMA, Emater e Epamig – e de todo o Sistema Seapa – comprova o sucesso da certificação do café e demais produtos agropecuários. Existe muito diálogo entre nossos servidores e a capilaridade junto aos produtores é certamente um diferencial para a nossa auditoria”, observa Fernandes.

Ele chama a atenção, também, para a gratuidade da certificação oferecida pelo estado para os agricultores familiares. “Muitos produtores não sabem sobre nossos serviços. Convidamos os cafeicultores e fazendeiros de outros itens agropecuários a conhecerem nosso trabalho. O selo emitido pelo IMA já comprovou que agrega valores e abre mercados”, argumenta.

Entre os produtos que o IMA certifica estão o algodão, azeite, cachaça, café, carne bovina, frango caipira, frutas, leite, sem agrotóxicos (SAT) e queijo minas artesanal.  Dúvidas, reclamações e sugestões podem ser feitas pelo e-mail gec@ima.mg.gov.br ou faleconosco@ima.mg.gov.br ou, ainda, pelo telefone (31) 3915-8772.

 

ADESÃO AO CERTIFICA MINAS

 

A adesão ao programa de certificação é voluntária. O interessado deve possuir inscrição estadual em Minas Gerais, requerer ao IMA a adesão ao produto/segmento de seu interesse, assinar o contrato e receber auditorias nos empreendimentos inscritos no Certifica Minas, além do pagamento das taxas de certificação, quando aplicáveis. O certificado tem a validade de um ano, podendo ser revalidado, de acordo com o interesse do produtor, após novas auditorias do IMA, o órgão certificador oficial do Estado. Produtores da Agricultura Familiar tem adesão gratuita ao Programa.

CURIOSIDADE

Maior produtora de café do país, a cafeicultura mineira se desenvolveu com financiamentos públicos e introdução de tecnologias, provocando aumento da área plantada e estimulando a competitividade do grão nas regiões Sul e Sudoeste do estado. Minas é produtora de café do tipo arábica e os primeiros registros de fazendas mineiras datam do século XIX.

A riqueza do café fez com que, há mais de uma década, fossem iniciados os trabalhos do Programa Certifica Minas

Diário de Manhuaçu

Recent Posts

Boletim InfoGripe diz que VSR supera covid-19 em mortes de crianças

Dados são da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) DA REDAÇÃO – A crescente circulação do vírus…

23 horas ago

Número de estudantes mineiros em cursos técnicos nas escolas estaduais cresce 470% em 5 anos

Mais de 70 mil estudantes estão em cursos profissionalizantes oferecidos nas instituições do estado para…

23 horas ago

O crescente problema da automedicação e suas consequências para a saúde

A automedicação, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), consiste no uso de medicamentos por…

23 horas ago

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br Lagos em área de interesse turístico Na semana que passou estiveram reunidos na Assembleia…

23 horas ago

EcoRioMinas recupera rodovias

COLUNA MG Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG www.sindijorimg.com.br EcoRioMinas…

1 dia ago

Morre Anderson Leonardo do grupo Molejo, aos 51 anos

Anderson Leonardo, do Molejo, morreu nesta sexta (26), aos 51 anos, em decorrência de um…

2 dias ago

This website uses cookies.