Cidade

Microrregião de Manhuaçu permanece na onda amarela do Minas Consciente

É necessário que a micro permaneça 28 dias na atual onda para avançar para onda verde do plano

 

DA REDAÇÃO – A microrregião de saúde de Manhuaçu, composta por 23 municípios permanece na onda amarela do Minas Consciente, o programa de retomada segura das atividades econômicas de Minas Gerais.

 

A microrregião esteve na onda amarela na semana entre 10 e 17 de outubro, quando no dia 17 de outubro regrediu para onda vermelha, permanecendo até o dia 23. No último dia 24, a microrregião avançou novamente para onda amarela do plano, completando uma semana. A microrregião deve permanecer 28 dias nesta fase para avançar para a onda verde do plano, onde já permitidos o retorno das aulas presenciais, música ao vivo nos bares, abertura de cinema e eventos.

 

O plano reforça que é responsabilidade de cada município a decisão entre acompanhar a onda da macrorregião de saúde ou do agrupamento de microrregiões. Ainda segundo o relatório do Comitê, em alguns agrupamentos de microrregiões, o resultado indica situação crítica, mesmo para macrorregiões em situação de alerta ou esperada, e por isso, recomenda-se maior cautela aos municípios. O município de Manhuaçu segue a orientação para a macrorregião sanitária Leste do Sul, que está na onda amarela do plano.

 

Manhuaçu

Até esta quinta-feira (29) o município de Manhuaçu tinha um total de 1.897 casos confirmados da doença, sendo 11 em acompanhamento e 1.842 já curados. As mortes causadas pela Covid-19 somavam 44.

 

Os atendimentos no Hospital César Leite, que atende toda a microrregião, somavam 551 casos confirmados da doença e 133 mortes. Nesta quinta-feira (29), a UTI estava com 100% de sua capacidade, com 20 pacientes, na enfermaria haviam 24.

 

Cenário estável

Conforme publicado na edição do jornal desta quinta-feira (29), o cenário é de estabilidade da doença no estado, resultando no avanço de mais duas macrorregiões de Saúde para a onda verde, Triângulo do Sul e Vale do Aço.

Com a mudança, deliberada nesta quarta-feira (28) pelo Comitê Extraordinário Covid-19, cerca de 80% do estado — o que representa 11 das 14 macrorregiões de Saúde — estão incluídos na onda verde, a mais avançada do plano. A redução de 16% da incidência da doença nos últimos 14 dias contribuiu para esse cenário.

Na onda verde, estão liberados o funcionamento de teatro, cinemas, parques e feiras, por exemplo, a partir do cumprimento de protocolos sanitários com rígidas orientações sobre distanciamento social e práticas de higiene, como uso de máscara e álcool em gel.

As regiões do Triângulo do Sul e Vale do Aço avançaram para a onda verde após passarem 28 dias estáveis na onda amarela. Agora, apenas as macrorregiões NordesteTriângulo do Norte e Leste do Sul permanecem na onda amarela, estágio intermediário para retomada de atividades, com abertura de bares, restaurantes e academias.

Neste cenário de estabilidade, nenhuma região está na onda vermelha, a mais rígida, com permissão apenas para funcionamento dos serviços essenciais, como supermercados e farmácias. Para o secretário de Estado de Saúde (SES-MG), o médico Carlos Eduardo Amaral, a redução da incidência da doença e a tendência da estabilidade da ocupação dos leitos permitiram as mudanças.

“Seis meses após o lançamento do Minas Consciente, estamos vendo uma tendência de queda tanto no número de casos quanto no de óbitos. A taxa de ocupação de leitos também está estável e com tendência de redução. É uma ocupação que está inferior a 60% há dez dias e vem se mantendo assim. E vemos que a participação da covid-19 nessa ocupação representa 20% dos leitos. É uma situação equilibrada”, disse o secretário.

 

Até o momento, mais de 650 cidades minerais aderiram ao plano Minas Consciente, impactando mais de 14 milhões de pessoas. Neste contexto, ao menos 517 cidades mineiras com menos de 30 mil habitantes registraram incidência da covid-19 abaixo de 50 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

Distanciamento e eventos

Outra mudança que passa a valer para o plano Minas Consciente a partir deste sábado (31) é sobre as medidas obrigatórias de distanciamento em eventos. Pela nova regra aplicada à Deliberação 17, a distância para cada pessoa deve ser de 10 m² em eventos fechados e de 4 m² em eventos abertos. Em ambos os casos, o número máximo de presentes permitido por evento é de até 500 pessoas. As autorizações para eventos são válidas apenas para a onda verde, sendo que todos os protocolos de proteção, que incluem o uso de máscara e álcool em gel, são obrigatórios.

Segundo o secretário de Saúde, as regras visam proteger trabalhadores e frequentadores de eventos culturais. No dia 1 de dezembro, o Comitê Extraordinário Covid-19 irá analisar o impacto da mudança e, caso seja necessário, poderá propor novas alterações.

“Embora tenhamos um número total maior de pessoas permitidas, quando falamos em 10m² de distanciamento por pessoa em ambientes fechados reduzimos consideravelmente o número de pessoas que poderiam frequentar eventos neste primeiro mês, que é considerado um primeiro passo para o setor. Com muito cuidado e equilíbrio, vamos tentar dar um primeiro passo neste mês para aquecer o setor”, afirmou Carlos Amaral.

Diário de Manhuaçu

Recent Posts

Boletim InfoGripe diz que VSR supera covid-19 em mortes de crianças

Dados são da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) DA REDAÇÃO – A crescente circulação do vírus…

20 horas ago

Número de estudantes mineiros em cursos técnicos nas escolas estaduais cresce 470% em 5 anos

Mais de 70 mil estudantes estão em cursos profissionalizantes oferecidos nas instituições do estado para…

20 horas ago

O crescente problema da automedicação e suas consequências para a saúde

A automedicação, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), consiste no uso de medicamentos por…

21 horas ago

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br Lagos em área de interesse turístico Na semana que passou estiveram reunidos na Assembleia…

21 horas ago

EcoRioMinas recupera rodovias

COLUNA MG Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG www.sindijorimg.com.br EcoRioMinas…

1 dia ago

Morre Anderson Leonardo do grupo Molejo, aos 51 anos

Anderson Leonardo, do Molejo, morreu nesta sexta (26), aos 51 anos, em decorrência de um…

2 dias ago

This website uses cookies.