Polícia

OPERAÇÃO ‘TRUE-FALSE’

Ação desarticula organização criminosa com atuação em Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo. Na região mandados foram cumpridos em Carangola, Manhuaçu e Reduto

 

DA REDAÇÃO – O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) Regional da Zona da Mata, em conjunto com os Gaecos do Espírito Santo e de São Paulo e com as Promotorias de Justiça de Carangola, deflagrou na manhã desta sexta-feira, 16 de abril, a operação “True-False”.

O objetivo da ação é apurar a prática de crimes por uma das principais organizações criminosas de âmbito interestadual, especializada em esquemas relacionados à confecção de certificados de registros de veículos (CRVs) falsos, emplacamentos de veículos inexistentes e emissão de documentos públicos e privados em nome de terceiras pessoas (“laranjas”).

 

Nesta sexta-feira, 16 de abril, foram cumpridos mandados de busca e apreensão nos municípios de Carangola, Reduto, Manhuaçu, Guaçuí-ES e Campinas-SP. Também foram cumpridos mandados de prisão preventiva nas cidades de Campinas-SP e Guaçuí-ES.

A pessoa apontada como principal líder do grupo foi presa no estado de São Paulo. As ações também culminaram na apreensão de dinheiro, mídias diversas, computadores, celulares e documentos.

De acordo com as investigações, o grupo criminoso fomentou o “comércio ilícito de CRVs” em Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo, atuando, inclusive, junto a outras organizações criminosas independentes, com diversas finalidades, entre elas: “esquentar” carros que foram objeto de crimes contra o patrimônio, em especial furtos e roubos; praticar “golpes do seguro”, consistentes na comunicação falsa de delitos às seguradoras para recebimento dos prêmios; praticar os chamados “golpes do financiamento”, em que há a realização de financiamentos de veículos inexistentes; e realizar empréstimos bancários com oferta de garantia lastreada nos documentos fraudados.

Segundo o coordenador do Gaeco Regional da Zona da Mata, promotor de Justiça Breno Costa da Silva Coelho, as recentes provas produzidas no procedimento investigatório indicam que a associação criminosa desvelada em Carangola possui conexão com outras associações e organizações criminosas autônomas, havendo fortes indícios no sentido do envolvimento de despachantes, empresários e agentes públicos que exercem suas funções junto aos Detrans nos esquemas criminosos, sendo usual a utilização de “laranjas” e pessoas jurídicas “fantasmas” para a concretização dos delitos.

Estão sendo apurados os crimes previstos nos artigos 288 (associação criminosa), 317, parágrafo 1º (corrupção passiva), 333 (corrupção ativa), 298 (falsificação de documento particular) e 299 (falsidade ideológica), todos do Código Penal, e no artigo 2º, caput, c.c. parágrafo 4º, inciso II, da Lei nº. 12.850/2013, entre outras infrações penais, como lavagem de dinheiro.

A operação desta sexta-feira contou com a participação de promotores de Justiça dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo, de servidores dos respectivos Ministérios Públicos, de policiais militares e civis de Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo, de delegado de Polícia do Gaeco da Zona da Mata e de servidores públicos estaduais.

 

Fonte: Assessoria MPMG

Policiais e representantes do MP recolhem documentos

Diário de Manhuaçu

Recent Posts

Boletim InfoGripe diz que VSR supera covid-19 em mortes de crianças

Dados são da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) DA REDAÇÃO – A crescente circulação do vírus…

1 dia ago

Número de estudantes mineiros em cursos técnicos nas escolas estaduais cresce 470% em 5 anos

Mais de 70 mil estudantes estão em cursos profissionalizantes oferecidos nas instituições do estado para…

1 dia ago

O crescente problema da automedicação e suas consequências para a saúde

A automedicação, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), consiste no uso de medicamentos por…

1 dia ago

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br Lagos em área de interesse turístico Na semana que passou estiveram reunidos na Assembleia…

1 dia ago

EcoRioMinas recupera rodovias

COLUNA MG Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG www.sindijorimg.com.br EcoRioMinas…

1 dia ago

Morre Anderson Leonardo do grupo Molejo, aos 51 anos

Anderson Leonardo, do Molejo, morreu nesta sexta (26), aos 51 anos, em decorrência de um…

2 dias ago

This website uses cookies.