Colunas

Uma Herança Problemática

Todos somos filhos da cultura em que estamos inseridos, pois somos gerados e formados por ela, e podemos transformá-la, gerando uma nova cultura a partir da antiga, da qual seremos os “pais”. Como filhos desta época, todos estamos, de algum modo, sob o influxo da cultura atual que, sem deixar de apresentar novos valores e novas possibilidades, pode também limitar-nos, condicionar-nos e, até mesmo, nos abater e nos deteriorar.

A cultura de um povo tem uma grande influência nos indivíduos que a formam; sua filosofia, após instaurada e aceita, tem a capacidade de moldar todo o pensamento e imaginário popular, sem que as pessoas percebam, mudando sua forma de pensar, seus hábitos, suas ações, e toda sua forma de enxergar, compreender, e atuar no mundo e, assim, toda a vida dos indivíduos que compõem a sociedade é transformada. E isso tem impacto nas gerações posteriores, onde, provavelmente, a mudança será refletida e, praticamente tudo será diferente do que era nas gerações anteriores.

O processo de transformação de uma cultura é demorado, mas, depois que os principais alicerces de uma nova cultura são lançados e começam a dar seus frutos, as transformações podem ocorrer em um ritmo espantoso. Basta olharmos as transformações ocorridas nos últimos anos em nosso país para que possamos perceber a velocidade, e a intensidade, das mudanças ocorridas em tão pouco tempo.

A velocidade das mudanças e transformações ocorridas em nosso tempo é fruto de uma das principais características da época e da cultura na qual nos encontramos na atualidade, a chamada Pós-modernidade. – Estado cultural que se formou a partir do final do século XIX. – A formação desse estado cultural, dessa nova estruturação da cultura, segundo o filósofo francês, teórico e defensor da condição pós-moderna, Jean-François Lyotard, é produto de “transformações que afetaram as regras dos jogos da ciência, da literatura e das artes” e, em consequência disso, transformou a nossa cultura, e todo o mundo.

A principal característica da pós-modernidade é a sua falta de fundamentos sólidos; seja nas questões religiosas, nas questões morais, éticas, estéticas, científicas, ou filosóficas, etc., em todas as áreas da cultura não existem mais princípios fixos, sólidos, inabaláveis, tudo está sujeito a mudanças rápidas e constantes, característica que levou o sociólogo polonês Zygmund Bauman a chamar a pós-modernidade de “Modernidade Líquida”, porque os líquidos têm a capacidade de assumir diferentes formas com rapidez e facilidade.

Assim, hoje, como consequência da quebra de paradigmas proposta pela cultura pós-moderna, sofremos com a inconstância, e a frequente mutabilidade dos princípios que regem o mundo, e isso será uma herança problemática que deixaremos para as próximas gerações, que irão crescer em um mundo onde a “solidez” dos princípios serão escassas, e a constância das leis que deveriam gerir nosso mundo serão, praticamente, inexistentes.

Wanderson R. Monteiro

dudu.slimpac2017@hotmail.com

São Sebastião do Anta – MG

Diário de Manhuaçu

Recent Posts

Boletim InfoGripe diz que VSR supera covid-19 em mortes de crianças

Dados são da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) DA REDAÇÃO – A crescente circulação do vírus…

14 horas ago

Número de estudantes mineiros em cursos técnicos nas escolas estaduais cresce 470% em 5 anos

Mais de 70 mil estudantes estão em cursos profissionalizantes oferecidos nas instituições do estado para…

14 horas ago

O crescente problema da automedicação e suas consequências para a saúde

A automedicação, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), consiste no uso de medicamentos por…

14 horas ago

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br Lagos em área de interesse turístico Na semana que passou estiveram reunidos na Assembleia…

14 horas ago

EcoRioMinas recupera rodovias

COLUNA MG Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG www.sindijorimg.com.br EcoRioMinas…

19 horas ago

Morre Anderson Leonardo do grupo Molejo, aos 51 anos

Anderson Leonardo, do Molejo, morreu nesta sexta (26), aos 51 anos, em decorrência de um…

2 dias ago

This website uses cookies.