Categories: Cidade

Encontro Municipal do Currículo de Minas Gerais é realizado em Manhuaçu

MANHUAÇU – Em total sintonia com os avanços da Educação no país, a Secretaria Municipal de Educação realizou o Encontro Municipal do Currículo de Minas Gerais. Promovido na EM São Vicente de Paulo, o evento contou com a participação de representantes das redes pública (municipal e estadual) e particular de ensino. A Prefeitura de Manhuaçu concedeu total apoio, oferecendo também almoço e lanche para os participantes.

Mesa diretora do evento

O encontro promoveu um espaço de diálogo a respeito da Versão Preliminar do Currículo de Minas Gerais, em conformidade com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular). O documento é válido para todas as escolas mineiras e busca respeitar a diversidade regional, histórica, social e política de Minas Gerais.

O currículo é norteador para professores, diretores, especialistas e outros profissionais da educação na reelaboração dos Planos Pedagógicos de suas escolas.

A versão preliminar, apresentada no encontro, foi elaborada com o envolvimento de mais de 3.100 escolas e 120 mil profissionais de todo o Estado. As contribuições destes educadores foram analisadas por comissão paritária, composta por representantes da Secretaria de Estado da Educação e da UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais).

Presentes à Mesa Diretora, a secretária municipal de Educação, Luizaura Januário; vereador e professor Giovanni Mageste Hott; presidente do Conselho Municipal de Educação, Celeste Maria Fraga de Oliveira; presidente do Conselho do FUNDEB, Marloane Sales Vieira; diretora municipal de Educação, Dilma Resende Lima; representante da Superintendência Regional de Ensino, Josiane Nogueira da Gama; representante da rede particular de ensino, Cristiane Aparecida Cardoso Matos (Colégio Anglo), e a palestrante Sidnelly Almeida.

O evento contou com a participação de representantes das redes pública e particular de ensino

 

Como inspiração para os trabalhos do dia, foi ministrada palestra por Sidnelly Almeida, psicóloga com especialização em Gestão Pública de Gênero e Raça, com experiência profissional na Secretaria de Estado de Segurança Pública, APAE e escolas públicas. Ao terminar sua explanação, Sidnelly foi homenageada com placa, entregue pela diretora de Educação, Dilma Resende.

Após a palestra, os participantes foram encaminhados para doze grupos distintos de discussão: Educação Infantil, Língua Portuguesa (anos iniciais), Língua Portuguesa (anos finais), Arte, Educação Física, Língua Inglesa, Matemática (anos iniciais), Matemática (anos finais), Geografia, História, Ciências e Ensino Religioso.

As propostas elaboradas no encontro contribuirão para a versão final do Currículo de Minas Gerais, uma etapa importante para a consolidação da BNCC para as escolas públicas e privadas.

(Secretaria Municipal de Comunicação Social)

Diário de Manhuaçu

Recent Posts

Boletim InfoGripe diz que VSR supera covid-19 em mortes de crianças

Dados são da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) DA REDAÇÃO – A crescente circulação do vírus…

1 dia ago

Número de estudantes mineiros em cursos técnicos nas escolas estaduais cresce 470% em 5 anos

Mais de 70 mil estudantes estão em cursos profissionalizantes oferecidos nas instituições do estado para…

1 dia ago

O crescente problema da automedicação e suas consequências para a saúde

A automedicação, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), consiste no uso de medicamentos por…

1 dia ago

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br Lagos em área de interesse turístico Na semana que passou estiveram reunidos na Assembleia…

1 dia ago

EcoRioMinas recupera rodovias

COLUNA MG Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG www.sindijorimg.com.br EcoRioMinas…

1 dia ago

Morre Anderson Leonardo do grupo Molejo, aos 51 anos

Anderson Leonardo, do Molejo, morreu nesta sexta (26), aos 51 anos, em decorrência de um…

2 dias ago

This website uses cookies.